top of page
Buscar
  • Foto do escritorMeu Segundo Lar

Máscaras faciais: orientações de uso não profissional

Protocolo divulgado pela ANVISA orienta sobre a utilização de máscaras pela sociedade.


Máscaras faciais não-hospitalares não fornecem total proteção contra infecções, mas reduzem sua incidência. Especialistas apontam que mesmo pequenas medidas para reduzir transmissões têm grande impacto na atual pandemia, especialmente quando combinadas com medidas preventivas adicionais, que SÃO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS, como higienizar as mãos e adotar as medidas de higiene respiratória/etiqueta da tosse: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos); evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%.



Orientações gerais:


i. a máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada;

ii. deve-se destinar o material profissional (máscaras cirúrgicas e do tipo N95 ou equivalente) para os devidos interessados: pacientes com a COVID-19, profissionais de saúde e outros profissionais da linha de frente em contato próximo e prolongado com possíveis fontes de contágio;

iii. as medidas de higiene e a limpeza das máscaras não profissionais em tecido e a eliminação periódica das descartáveis são ações importantes de combate à transmissão da infecção; e iv. fazer a adequada higienização das mãos com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70%.

IMPORTANTE: mesmo de máscara, mantenha distância de mais de 1 (um) metro de outra pessoa.


Forma de uso:


É recomendável que cada pessoa tenha entorno de 5 (cinco) máscaras de uso individual Antes de colocar a máscara no rosto deve-se:

i. assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas); ii. fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70% (cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas); iii. tomar cuidado para não tocar na máscara, se tocar a máscara, deve executar imediatamente a higiene das mãos; iv. cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais; v. manter o conforto e espaço para a respiração; vi. evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara.


Advertências:


i. não utilizar a máscara por longo tempo (máximo de 3 horas); ii. trocar após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar; iii. higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% ao chegar em casa; iv. retire a máscara e coloque para lavar; v. repita os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara; e vi. não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.


Limpeza:


Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens.

i. a máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas; ii. lavar previamente com água corrente e sabão neutro; iii. deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos; iv. enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante; v. evite torcer a máscara com força e deixe-a secar; vi. passar com ferro quente; vii. garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la; viii. guardar em um recipiente fechado.

* Para preparar uma solução de água sanitária ( 2,5%) com água, por exemplo, você pode diluir de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água.

Caso você possua máquina de lavar, pode programar o ciclo completo de lavagem (lavagem, enxague, secagem) de pelo menos 30 minutos com uma temperatura de lavagem de 60ºC.


Descarte:


Descarte a máscara a de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação, ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira.

As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartáveis após o uso.

Para removê-la, manuseie o elástico ao redor das orelhas, não toque não a parte frontal da máscara e jogue fora imediatamente em um saco papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa.

Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara, não toque no rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabonete novamente ou proceda a higienização com preparação alcoólica a 70%.


Medidas preventivas:


O uso de máscara não reduz ou substitui a necessidade das medidas de higiene preconizadas e a manutenção do distanciamento de mais de 1 (um) metro entre as pessoas. Importante que todas as pessoas, sigam:

i. as medidas de higiene já estudadas e estabelecidas; ii. limpe as mãos frequentemente; lave as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se água e sabonete não estiverem prontamente disponíveis, use uma preparação alcoólica a 70%, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas; iii. evite tocar nos olhos, nariz e boca; iv. limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente - mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc. Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção; e para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície; v. siga as normas do Ministério da Saúde divulgadas no site: https://coronavirus.saude.gov.br


88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page